FENEI - Federação Nacional de Educação e Investigação IE - Internacional Educação ETUCE - European Trade Union Committee For Education UGT - União Geral dos TrabalhadoresUGC - União Geral de ConsumidoresFESAP - Federação de Sindicados da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos

Sindicato Nacional e Democrático dos Professores

Circular 1/DGAEP/2020: Gozo de Férias

A DGAEP emitiu circular a instâncias do SINDEP que em 5 de fevereiro tinha dirigido uma exposição/requerimento ao Sr. Diretor-Geral invocando o Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo- Processo n.º 0109/17, de 28.09.2017 sobre o direito a férias, dos funcionários do regime convergente que tenham necessidade de faltar por doença por um período superior a 30 dias e sublinhou a necessidade da DGAEP divulgar instruções aos serviços de acordo com a jurisprudência.

Ver abaixo:

De: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.>
Enviada: quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020 18:42
Para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Assunto: Faltas por doença_efeitos no direito a férias



Exmº Senhor Diretor-Geral da Administração e Emprego Público.


No exercício das nossas funções legais e estatutárias, e em representação dos interesses dos nossos associados, vimos expor e requerer a V.ª Ex.ª o seguinte.

Na sequência de diligências do SINDEP-Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, foi-nos dado a conhecer - via IGeFE - que, em matéria de faltas por doença e seus efeitos no direito a férias, o Ministério da Educação remete para a "orientação divulgada pela DGAEP... pelo que as faltas por doença, quando superiores a 30 dias, geram a suspensão do contrato de trabalho".

Com o devido respeito, entendemos que a Administração deve respeitar a Jurisprudência do Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo nº 0109/2017, de 28-09-2017, segundo o qual:
« A ausência de norma especial que se refira aos efeitos das faltas por motivo de doença dos trabalhadores integrados no regime de proteção social convergente (ou seja, todos os que ingressaram na na Função Pública até 31-12-2005 ) relativamente ao direito a férias, em conjugação com o disposto no artigo 15.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho (LGTFP), especificamente dedicado às faltas por doença, impõe, de acordo com os ditames da interpretação jurídica, a conclusão de que as faltas por doença daqueles trabalhadores ainda que superiores a 30 dias não determinam quaisquer efeitos sobre as férias.» Assim, requeremos se digne diligenciar no sentido de serem divulgadas orientações por parte da Direção-Geral da Administração e Emprego Público, que V.ª Ex.ª mui dignamente dirige, no sentido de não se aplicar o regime da suspensão do contrato de trabalho e seus efeitos, nomeadamente no direito a férias, aos funcionários do regime convergente que tenham necessidade de faltar por doença por um período superior a 30 dias.

Subscrevemo-nos atentamente e enviando a V.ª Ex.ª os nossos mais

respeitosos cumprimentos.

Belarmino Guerra
António Tojo
(Gabinete Jurídico do SINDEP)

Circular 1/DGAEP/2020;

 

 

Imprimir Email

Tablet

Ser sócio

Uma luta nacional e democrática para o futuro dos professores.

Inscreva-se e juntos seremos mais fortes na luta pela profissão.

Ficha de inscrição

Contacto

Por favor, introduza o seu nome
Por favor, introduza o seu número de telefone
Por favor, introduza o seu e-mail Este e-mail não é válido
Por favor, introduza a sua mensagem

SINDEP

SINDEP

Sobre nós

O SINDEP, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, é um sindicato filiado a nível nacional na UGT e a nível europeu e mundial na Internacional da Educação e desde sempre ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e dos educadores de infância e professores portugueses em particular.

Morada

SINDICATO NACIONAL E DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES
Avenida Almirante Reis, 75, Piso -1D
      1150-012 LISBOA

 218 060 198   Tlm 929 239 465   

 Fax 218 283 317

sindep@zonmail.pt
2.ª a 6.ª, 9h30 às 13h e 14h às 17h30