FENEI - Federação Nacional de Educação e Investigação IE - Internacional Educação ETUCE - European Trade Union Committee For Education UGT - União Geral dos TrabalhadoresUGC - União Geral de ConsumidoresFESAP - Federação de Sindicados da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos

Sindicato Nacional e Democrático dos Professores

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

Organizações sindicais de docentes reúnem dia 12 de março, em Lisboa

para decidir ações que levem ao fim do bloqueio negocial imposto pelo Ministério da Educação

Conferência de Imprensa

Sala Roma do Hotel Roma (Lisboa) - 12 de março, 17:00 horas

Os problemas que continuam a afetar a vida profissional dos docentes arrastam-se, já da anterior legislatura, sem que o Ministro da Educação ou o Governo aceitem iniciar processos negociais com vista à sua resolução. A única reunião realizada com a tutela, em 22 de janeiro, conforme esclarecimento inicial do Ministro Tiago Brandão Rodrigues, não teve caráter negocial, não tendo sido prevista nenhuma que o tivesse, apesar da insistência das organizações.

Passado um mês sem qualquer novo contacto por parte do Ministério da Educação, as organizações sindicais reuniram e decidiram enviar um ofício ao Ministro, que divulgaram publicamente sob a forma de Carta Aberta, a qual, porém, não mereceu, até hoje, qualquer resposta. Neste contexto de bloqueio negocial, as organizações sindicais de docentes irão reunir de novo em 12 de março e, nessa reunião, na sequência da discussão realizada no âmbito dos respetivos órgãos dirigentes, irão aprovar a ação / ações a desenvolver, caso o quadro de bloqueio se mantenha.

No final da reunião, pelas 17:00, em Conferência de Imprensa, serão divulgadas as conclusões da reunião que juntará as organizações sindicais que estão verdadeiramente preocupadas com problemas como os que resultam da desregulação da carreira, dos abusos e ilegalidades nos horários de trabalho, do desgaste e envelhecimento da profissão sem que sejam tomadas medidas que visem estancar e reverter a situação ou do arrastamento da precariedade, mas também, entre outros aspetos, da indisciplina e violência nas escolas. Organizações que, para além de preocupadas, já apresentaram à tutela várias propostas concretas para a resolução dos problemas, assumindo, sem equívocos, a luta em defesa dos direitos dos docentes e do interesse da Educação e do Ensino, em Portugal.

Dada a situação que se vive no país, decorrente do surto de COVID-19, e o seu impacto na vida das escolas, na reunião esse será também um assunto que as organizações colocarão na agenda de trabalho.

Convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta Conferência de Imprensa.

As organizações sindicais

ASPL – FENPROF – PRÓ-ORDEM – SEPLEU

SINAPE – SINDEP – SIPE – SIPPEB – SPLIU

Imprimir Email

Tablet

Ser sócio

Uma luta nacional e democrática para o futuro dos professores.

Inscreva-se e juntos seremos mais fortes na luta pela profissão.

Ficha de inscrição

Contacto

Por favor, introduza o seu nome
Por favor, introduza o seu número de telefone
Por favor, introduza o seu e-mail Este e-mail não é válido
Por favor, introduza a sua mensagem

SINDEP

SINDEP

Sobre nós

O SINDEP, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, é um sindicato filiado a nível nacional na UGT e a nível europeu e mundial na Internacional da Educação e desde sempre ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e dos educadores de infância e professores portugueses em particular.

Morada

SINDICATO NACIONAL E DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES
Avenida Almirante Reis, 75, Piso -1D
      1150-012 LISBOA

 218 060 198
(chamada para rede fixa nacional)  
 929 239 465
(chamada para rede móvel nacional)

 Fax 218 283 317

geral@sindep.pt
2.ª a 6.ª, 9h30 às 13h e 14h às 17h30

Managed by Instant Edge