FENEI - Federação Nacional de Educação e Investigação IE - Internacional Educação ETUCE - European Trade Union Committee For Education UGT - União Geral dos TrabalhadoresUGC - União Geral de ConsumidoresFESAP - Federação de Sindicados da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos

Sindicato Nacional e Democrático dos Professores

  • Home
  • Notícias
  • REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – 25/06/2020

REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – 25/06/2020

A Secretária de Estado, Dra Susana Amador, começou por fazer um balanço do 3° período, informando que, de acordo com dados do ministério, se verificou a participação ativa de 93% de alunos e cerca de 90% de professores, reconhecendo o grande esforço e empenho dos docentes. Funcionaram presencialmente 500 escolas, das quais fecharam 10 devido ao covid, tendo-se registado 35 alunos, 7 professores e 12 assistentes operacionais infetados.

Mostrou esperança de que se regresse ao ensino presencial no próximo ano letivo de 2020/2021 e informou ainda que serão disponibilizados apoios financeiros para alunos e professores - agenda digital, no valor de 400 milhões de euros -, bem como para a continuação do projeto amianto, este avaliado em 60 milhões de euros. O Secretário de estado, Dr. João Costa, fez um balanço positivo do 3º período, apesar das dificuldades, e salientou o reforço do apoio à inclusão, afirmando também a primazia do ensino presencial.

Dada a palavra aos sindicatos, defendeu a FENEI / SINDEP o regresso ao ensino presencial, na medida em que as condições de saúde e segurança o permitirem, salientando a urgência nos apoios, designadamente informáticos, aos docentes independentemente do ensino presencial ou à distância em menor ou maior grau. Exigiu-se ainda a clarificação do horário de trabalho e o respeito pelo direito ao descanso.

Caso haja necessidade de continuar o ensino à distância, o sistema tem que ser melhorado, bem como o regime do teletrabalho.

Referimos ainda a especial situação dos docentes de risco e os com mais de 60 anos de idade e a necessidade de negociações sobre a antecipação da idade da aposentação e as funções a desempenhar pelos professores mais velhos.

Os representantes do ministério terminaram com, mais uma vez, o elogio aos professores e o compromisso de futuro agendamento de negociações sobre horário de trabalho, carreira e outras matérias relevantes, reconhecendo a elevada complexidade dos regimes jurídicos em causa.

Aguardamos futuras negociações para dar corpo às reivindicações que mais uma vez foram apresentadas e às quais este governo ainda não deu resposta.

A Direção – SINDEP 25/06/2020

Imprimir Email

Tablet

Ser sócio

Uma luta nacional e democrática para o futuro dos professores.

Inscreva-se e juntos seremos mais fortes na luta pela profissão.

Ficha de inscrição

Contacto

Por favor, introduza o seu nome
Por favor, introduza o seu número de telefone
Por favor, introduza o seu e-mail Este e-mail não é válido
Por favor, introduza a sua mensagem

SINDEP

SINDEP

Sobre nós

O SINDEP, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, é um sindicato filiado a nível nacional na UGT e a nível europeu e mundial na Internacional da Educação e desde sempre ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e dos educadores de infância e professores portugueses em particular.

Morada

SINDICATO NACIONAL E DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES
Avenida Almirante Reis, 75, Piso -1D
      1150-012 LISBOA

 218 060 198   Tlm 929 239 465   

 Fax 218 283 317

sindep@zonmail.pt
2.ª a 6.ª, 9h30 às 13h e 14h às 17h30