FENEI - Federação Nacional de Educação e Investigação IE - Internacional Educação ETUCE - European Trade Union Committee For Education UGT - União Geral dos TrabalhadoresUGC - União Geral de ConsumidoresFESAP - Federação de Sindicados da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos

Sindicato Nacional e Democrático dos Professores

QUE TODOS OS DIAS SEJAM 8 DE MARÇO

Comemora-se hoje, 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher.


O SINDEP, como sempre, saúda a data, associa-se a ela e comemora-a como uma referência e um recordatório do papel que a mulher tem desempenhado na sociedade, na primeira linha da luta pelo progresso social, económico e cultural.


Olhando para a História dos 2 últimos séculos é impossível não ver o quanto as mulheres têm impulsionado os avanços da sociedade, conquistando a pulso um lugar que, em boa verdade, essa mesma sociedade lhes devia conferir naturalmente: o da plena igualdade com os homens.


Foi assim com o movimento sufragista; foi assim na luta pelo acesso ao ensino superior; foi assim na luta pelo acesso às mais variadas profissões; foi assim na reconstrução de um mundo destruído por duas insanas guerras mundiais; foi assim na luta pelo reconhecimento dos direitos sociais.


As mulheres não querem “ser iguais” aos homens. As mulheres exigem, isso sim, que lhes sejam reconhecidos os mesmos direitos e que sejam tratadas em pé de igualdade com os homens, no respeito pela diversidade dos géneros.


Como já dissemos, o SINDEP associa-se a esta comemoração mas alerta para o facto de este “Dia Internacional” não poder ser apenas “mais um dia” que liturgicamente se comemora para só se voltar a pensar nele e no seu tema passados 364 dias.


Sobretudo no momento que vivemos, há que reconhecer o papel decisivo que as mulheres, por todo o mundo, estão a desempenhar, não apenas no combate ao vírus que a todos assola, através do trabalho que desempenham, como profissionais de saúde, na primeira linha desse combate, mas também no combate às “patologias sociais” que a pandemia está a gerar. E aí há que realçar o papel da mulher-professora. Num sector em que o emprego, por razões históricas e culturais que não vêm para o caso, é maioritariamente feminino, as mulheres têm sido verdadeiras heroínas.


Por isso nos sentimos orgulhosos de o ETUCE (European Trade Union Committee for Education) ter acolhido a sugestão do SINDEP para subordinar as comemorações deste ano ao tema “Mais do que uma Professora (More than a Teacher)”.


É da mais elementar justiça reconhecer que, sobretudo no quadro da pandemia que nos assola, a mulher professora é muito mais que isso. É em acumulação, como nunca deixou de ser, mãe, estudante, enfermeira, psicóloga, empregada da limpeza, filha, nora,  assistente social, esposa, cozinheira, conselheira de carreira, gestora doméstica e, nos tempos que correm, igualmente investigadora e especialista em novas tecnologias.


E é nesta pluralidade de papéis e não apenas no de professoras que o SINDEP saúda todas as mulheres, com especial enfoque nas professoras e educadoras, e reafirma o seu empenho na luta pela verdadeira igualdade de género na nossa sociedade, realçando que essa batalha começa a ser ganha é nas escolas, através do exemplo das nossas colegas.


Viva o 8 de Março! Que todos os dias sejam 8 de Março!

 

Lisboa, 8 de Março de 2021


A Direcção do SINDEP

Imprimir Email

Tablet

Ser sócio

Uma luta nacional e democrática para o futuro dos professores.

Inscreva-se e juntos seremos mais fortes na luta pela profissão.

Ficha de inscrição

Contacto

Por favor, introduza o seu nome
Por favor, introduza o seu número de telefone
Por favor, introduza o seu e-mail Este e-mail não é válido
Por favor, introduza a sua mensagem

SINDEP

SINDEP

Sobre nós

O SINDEP, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, é um sindicato filiado a nível nacional na UGT e a nível europeu e mundial na Internacional da Educação e desde sempre ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e dos educadores de infância e professores portugueses em particular.

Morada

SINDICATO NACIONAL E DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES
Avenida Almirante Reis, 75, Piso -1D
      1150-012 LISBOA

 218 060 198   Tlm 929 239 465   

 Fax 218 283 317

sindep@zonmail.pt
2.ª a 6.ª, 9h30 às 13h e 14h às 17h30