FENEI - Federação Nacional de Educação e Investigação IE - Internacional Educação ETUCE - European Trade Union Committee For Education UGT - União Geral dos TrabalhadoresUGC - União Geral de ConsumidoresFESAP - Federação de Sindicados da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos

Sindicato Nacional e Democrático dos Professores

  • Home
  • Notícias
  • REUNIÃO NEGOCIAL SUPLEMENTAR FENEI-SINDEP/M.E.: MPD E RENOVAÇÃO DE CONTRATOS

REUNIÃO NEGOCIAL SUPLEMENTAR FENEI-SINDEP/M.E.: MPD E RENOVAÇÃO DE CONTRATOS

A evolução verificada não foi suficiente para que se chegasse a acordo negocial, mantendo a FENEI/SINDEP a posição que já tinha transmitido na reunião anterior e em documento escrito entregue ao SEE.

O Secretário de Estado da Educação (SEE) iniciou a reunião com a distribuição da “proposta final” do documento sobre as duas matérias em negociação (ver anexo), sendo a alteração relevante, do nosso ponto de vista, a redução de 25 para 20 Km, medidos em linha reta, no ponto 4.1 do documento.

Dada a palavra à FENEI/SINDEP, afirmámos que apesar de alguma aproximação do ME a algumas das nossas propostas (como foi o caso da eliminação da graduação como critério de atribuição da MPD, bem como a possibilidade de colocação em horários sem componente letiva), mantinham-se os principais pontos de discórdia.

Confrontado com algumas situações que ficarão fora do âmbito de aplicação do diploma, o Senhor SEE declarou que irão “olhar” para esses casos se, e quando surgirem, e que não deixarão ninguém de fora da MPD por questões burocráticas.

O ME vai enviar uma proposta de ata aos sindicatos, e o diploma legal a publicar sobre estas matérias será um decreto-lei.

No essencial, o ME vai manter a “proposta final”, sendo certo que não vai alterar os Km e a percentagem de acolhimento dos AE/ENA (10%). Quanto aos procedimentos para os comprovativos das diversas situações, poderá vir a ser introduzida alguma flexibilidade.

Relativamente à renovação dos contratos, o ME mantem a proposta, acrescentando apenas, no caso dos contratos anuais e completos resultantes das colocações pelas contratações de escola, “…outorgados por docentes detentores de habilitação profissional…”, tendo a FENEI/SINDEP referido que continuamos a defender que se deveria dar prioridade ao alargamento dos QAs, através do aumento do número de vagas.

No final da reunião o SEE fez referência às próximas negociações que incidirão sobre o regime dos concursos e quadros, prevendo-se mais longas.

Lisboa, 30/05/2022

«Proposta_final_30.05.2022.pdf»

Imprimir Email

Tablet

Ser sócio

Uma luta nacional e democrática para o futuro dos professores.

Inscreva-se e juntos seremos mais fortes na luta pela profissão.

Ficha de inscrição

Contacto

Por favor, introduza o seu nome
Por favor, introduza o seu número de telefone
Por favor, introduza o seu e-mail Este e-mail não é válido
Por favor, introduza a sua mensagem

SINDEP

SINDEP

Sobre nós

O SINDEP, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, é um sindicato filiado a nível nacional na UGT e a nível europeu e mundial na Internacional da Educação e desde sempre ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e dos educadores de infância e professores portugueses em particular.

Morada

SINDICATO NACIONAL E DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES
Avenida Almirante Reis, 75, Piso -1D
      1150-012 LISBOA

 218 060 198   Tlm 929 239 465   

 Fax 218 283 317

sindep@zonmail.pt
2.ª a 6.ª, 9h30 às 13h e 14h às 17h30