FENEI - Federação Nacional de Educação e Investigação IE - Internacional Educação ETUCE - European Trade Union Committee For Education UGT - União Geral dos TrabalhadoresUGC - União Geral de ConsumidoresFESAP - Federação de Sindicados da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos

Sindicato Nacional e Democrático dos Professores

Reunião Negocial 14 de julho 2023;

Foram discutidos os seguintes projetos de Decreto-Lei:


1- Projeto de Decreto-lei: Docentes ensino artístico - artes visuais e audiovisuais.
2- Projeto de Decreto-lei: Habilitações pós-Bolonha - contratação de escola.


Reuniu-se hoje, nas instalações do Ministério da Educação, a equipa ministerial, com a presença do ministro da Educação e o respetivo
secretário de Estado com a FENEI.


O ministro da Educação começou por fazer algumas observações relativas aos diplomas apresentados, nomeadamente referindo que,
quanto ao primeiro, haverá necessidade de o adaptar à vinculação dinâmica.


Quanto ao segundo, indicou que se trata de dar também possibilidade aos licenciados pós-Bolonha de concorrerem à contratação de escola, o que deve ser posteriormente conjugado com a formação inicial e estágios remunerados.


A FENEI declarou que, quanto ao ensino artístico, trata-se de uma regulamentação que já deveria ter acontecido, até porque a Assembleia da República já tinha aprovado uma lei em 2021, em coligação negativa, que obrigava o Governo a abrir concurso tendo em vista a vinculação
destes docentes.


Salientámos ainda que é importante abranger também os docentes de teatro neste processo ou em processo equivalente.


Quanto ao projeto de diploma das habitações pós-Bolonha, defendeu a FENEI que o caminho para a resolução do problema da falta de professores deve ser feito preferencialmente pela valorização da carreira, tornando-se mais atrativa.


Terminámos a nossa intervenção lembrando que, para a FENEI, a questão da recuperação do tempo de serviço não está encerrada, assim como o problema das ultrapassagens na carreira.

O ministro da Educação terminou a sua intervenção informando que tomou a devida nota das questões levantadas, mostrando-se sensível ao facto de ser necessário também resolver a situação dos docentes de teatro, tal como a FENEI reivindicou.


Informou ainda que será marcada uma segunda reunião para continuar a abordar os assuntos da ordem de trabalhos de hoje.

 

Lisboa, 14 de julho de 2023
Paula Correia
António Tojo
Luís Lopes

«ver documento»

Imprimir Email

Tablet

Ser sócio

Uma luta nacional e democrática para o futuro dos professores.

Inscreva-se e juntos seremos mais fortes na luta pela profissão.

Ficha de inscrição

Contacto

Por favor, introduza o seu nome
Por favor, introduza o seu número de telefone
Por favor, introduza o seu e-mail Este e-mail não é válido
Por favor, introduza a sua mensagem

SINDEP

SINDEP

Sobre nós

O SINDEP, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, é um sindicato filiado a nível nacional na UGT e a nível europeu e mundial na Internacional da Educação e desde sempre ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores em geral e dos educadores de infância e professores portugueses em particular.

Morada

SINDICATO NACIONAL E DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES
Avenida Almirante Reis, 75, Piso -1D
      1150-012 LISBOA

 218 060 198
(chamada para rede fixa nacional)  
 929 239 465
(chamada para rede móvel nacional)

 Fax 218 283 317

geral@sindep.pt
2.ª a 6.ª, 9h30 às 13h e 14h às 17h30

Managed by Instant Edge